Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

CÉU DE MAIO

 


CÉU DE MAIO
Sob esse céu de maio
Da porteira da lembrança
Recordo de poesias esparsas
Quem ninavam, acalentavam,
Os meus sonhos de criança.

O sol matinal resplandece
Nuvens levemente se esvaem
Vítimas de prodigiosos ventos
Deixam mais belo e nítido
O anil azul do firmamento​

Reflete no sorriso infanto
Nos cabelos ondulante​s
Nos verdejantes campos
Na face suavemente afagada
Nos olhos naufragados no horizonte!

Hora de retomar minha estrada.

(Jean Carlos Gonçalves)
 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Orientação e Localização na superfície terrestre

A orientação está presente em nosso dia-a-dia a todo o momento nos lugares que vamos, precisamos saber como chegar e como voltar para casa. Assim contamos com ajuda de pessoas e instrumentos.
Quando queremos chegar a um ponto qualquer, em uma viagem, por exemplo, perguntamos orientações a pessoas, tais como: onde fica tal lugar? Como faço para chegar lá? A determinada rua fica próxima a que? Essas indagações nos ajudam na localização. Mas será que antigamente era assim? E hoje? Com todas as tecnologias, como as pessoas se orientam? Vamos voltar ao passado e verificar isso?

Desde os primeiros povos da antiguidade, os homens precisavam se localizar, pra realizar sua coleta, localizar sua caça, etc, e do mesmo modo tinha que ter referências para voltar. Nas grandes navegações não era diferente, no século XVI os europeus se lançaram ao mar em busca de novas terras e as novas descobertas. Para ampliar seus horizontes precisavam de algo que os guiassem.


Orientação pelos astros – é utilizada através dos tempos, principalmente para as grandes navegações, onde se observava as estrelas, apesar de ser bem menos precisa do que os instrumentos.

Rosa dos ventos – é uma figura que representa os pontos cardeais –Norte, Sul, leste e oeste.


A bússola – é um instrumento de orientação onde possui uma agulha imantada no centro que aponta para o polo magnético da Terra. Era muito utilizada pelos navegadores.

Mapas– Usamos os mapas para os mais diversos fins. Localizar ruas, fazer viagens etc. são elementos que auxiliam, pois trazem detalhes como nomes de ruas, vias, cidades, estradas, tornando mais fácil sua interpretação. Os mapas evoluíram muito, desde o registro do primeiro feito em argila, autoria dos povos babilônicos, e hoje temos todo o tipo de mapas, inclusive imagens de satélites.


GPS– Sistema de Posição Global, aparelho que revoluciona o cotidiano, através de tecnologia ele rastreia as ruas e fornece as informações solicitadas. Assista ao vídeo abaixo.

Você sabe como é feita a localização na atualidade? Que tal ficar por dentro?

Além do GPS que é um aparelho moderno, a partir dos anos 90 a tecnologia cada vez mais atua a nosso favor no que diz respeito à localização. Através do celular hoje é possível localizar uma pessoa, pois estes aparelhos estão ligados a antenas espalhadas que faz a conexão entre os lugares. Isso gera segurança. Temos hoje tecnologias voltadas a crianças, jovens e adultos. Você sabia que já existe até o GPS de sola de sapato? É isso mesmo o produto fabricado para no caso de auxiliar a polícia a encontrar crianças e adultos desaparecidos, despertou o interesse também de esportistas e aventureiros que fazem caminhadas em matas fechadas. Interessante não?

A cartografia hoje é imensamente acompanhada de tecnologia. Temos cartas ou mapas temáticos, fotografia aérea, imagens de satélites, utiliza-se o geoprocessamento, o sensoriamento remoto, e isso auxilia na informatização de dados para algumas funções, como:

Construção de estradas, – Construção de Usinas, – Avaliação do solo para a agricultura, – Levantamentos topográficos, enfim, os mapas deixaram de ser instrumentos somente para o exército, forças armadas, aulas de geografia, ou ainda base para turistas, eles tornaram-se importantes ferramentas no dia-a-dia dos mais diversos profissionais, que ajudam em suas relações sociais e econômicas.


Agora, responda essa questão e exercite o que você aprendeu!

UNIFEI 2004- O monitoramento por satélites e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:

( ) O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por 24 satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.
( ) O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude, altitude.
( ) Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.
( ) Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e, avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações.

A. VFVV.
B. VVVF.
C. FVVV.
D. VVVV

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

FONTE: 
https://blogdoenem.com.br/orientacao-localizacao-superficie-terrestre/

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Conceitos fundamentais para o estudo de Geografia


Para compreender com clareza os objetos de conhecimento (conteúdos) no ensino de Geografia e das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas se faz necessário a assimilação de alguns conceitos básicos e fundamentais, especialmente, no campo da Geopolítica, que estuda como a Geografia afeta o comportamento dos povos, culturas e Estados, além de interpretar os fenômenos históricos, econômicos e políticos dos países e seus reflexos no cenário mundial

Atentem para alguns deles:

NAÇÃO é um termo que pode ser definido como um coletivo humano com características em comum como a língua. a religião, os costumes es as tradições. Existem nações que possuem um Estado constituído, como por exemplo, o Brasil, a Argentina, o Japão, os EUA e a China. Entretanto, devemos considerar que existem nações que almejam se constituirem como estado-nação, ou seja, ter o seu próprio território, pois vivem em território de outros países, como por exemplo, o povo tibetano que se concentra em território chinês, assim como o povo catalão que vive no norte/nordeste da Espanha, bem como a maior nação de povo sem território próprio e Estado constituído: os curdos. Este povo vive na região do Oriente Médio em áreas de vários países (Irã, Iraque, Síria, Turquia e Armênia).

Tibet situado em territória pertencence a China.

A porção colorida representa a Catalunha, situada em território da Espanha.

Em destaque a área ocupada pelo povo curdo, que abrage vários países no Oriente Médio.

ESTADO é a forma como a sociedade se organiza politicamente, é portanto, uma instituição que exerce controle político sobre um território, com governo e leis próprias. O Brasil constitui um Estado organizado com três poderes independentes e harmônicos entre sí. O Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário. Basicamente, o Poder Legislativo, é o responsável pela elaboração das leis nas esfera federal, estadual e municipal. Em âmbito federal  o Legislativo é representado pela Câmara Federal dirigida pelos deputados federais (no Brasil são 513), e pelo Senado Federal, constituído de 81 senadores da República. Na esfera estadual o Legislativo é exercido pelos deputados estaduais nas Assembléias Legislativa e nos municípios compete à Câmara Municipal o papel de legislar. O Poder Executivo, por sua vez, é aquele que aplica as leis criadas pelo Legislativo, ou seja, é o que administra.   No plano Federal, o Executivo é representado pelo presidente da República e seus Ministros de Estado. Nas unidades da federação (estados) cabe ao governador do estado e na esfera municipal ao prefeito. Ao Poder Judiciário cabe empreender a justiça, pondo-a em prática, defendendo os direitos dos cidadãos, ou seja, é o poder que cuida para que as leis criadas sejam de fato cumpridas. É representada pelo Supremo Tribunal Federal -STF, o Conselho Nacional de Justiça, os tribunais e juízes dos estados. Além dos três poderes, cabe ressaltar que o  ESTADO também é representado pelas Forças Armadas, que garante a defesa do território e a promoção da ordem interna.


TERRITÓRIO é a base física sobre qual o estado exerce a sua soberania, suas próprias decisões. No entanto, não podemos pensar o território somente como uma base terrestre. Além da dimensão continental é preciso considerar uma outros aspectos. Porém para compreender melhor o conceito de TERRITÓRIO, é preciso compreender o de SOBERANIA, que significa superioridade derivada de autoridade, domínio, poder, ou seja, o Estado que exerce soberania sobre o território é aquele que tem total poder sobre o mesmo, sennso reconhecido pela comunidade internacional. Desse modo, o território de um país é formado por várias dimensões: o solo continental e insular (ilhas), o subsolo, o espaço aéreo e pelo espaço marítimo.

PAÍS é um território políticamente delimitado por fronteiras, com unidade politico-administrativas, em geral, habitado por uma nação. Em outras palavras, o PAÍS é a unidade político-administrativa que possue um território próprio definido por fronteiras, um governo estabelecido, não importando o sistema de governo, uma nação própria, com a sua cultura e o reconhecimento dos demais países, o que significa um país soberano.



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

SOMOS O MUNDO


Somos o mundo
Invasores chegaram de agentes por aqui
Falo das tribos de Jê, Carajás e Tupi
Entre outros, entre muitos outros

Portugueses chegaram e por aqui se instalaram
Novos povos vieram e depois se misturaram
E o resultado

No frio do Brasil tem Rússia e Alemanha
Um pouco mais em cima tem Japão e tem Espanha
Aqui tem tudo, aqui tem o mundo

África veio forçadamente
e aqui ficou em meio às correntes
Servindo, quase genocídio

Sou do chimarrão, do cuxá e do acarajé
Eu danço frevo e tenho samba no pé
Eu sou música, eu sou cultura

A esfirra do Habibs é dos mulçumanos
A velha pizza dos italianos
E a feijoada é misturada

Sou católico, espírita, sou budista
Sou evangélico e também umbandista
Sou igreja, eu sou festa

Sangue que aqui corre é de sertanejo
É de índio, é mulato e também tem de negro
Aqui tem tudo, somos o mundo

MÚSICA:Somos o mundo - música para aula de Geografia.
Autor: Guilherme Durans.

Somos o Mundo · Guilherme Durans