Pesquisar este blog

sábado, 23 de junho de 2018

COMO DEVEMOS AGIR - ÉTICA E MORAL - TEORIAS ÉTICAS


1) O que é ética? Em que condições uma pessoa pode assumir a responsabilidade moral pelas ações que praticou? (p.230) 

Ética é o campo da filosofia que estuda a moralidade, na sua natureza e sua origem e seus problemas. Enquanto a moral se apresenta como um conjunto de prescrições, a ética busca empreender uma reflexão filosófica sobre a prática da moral. O sujeito da moral é responsável por suas ações quando age de forma livre e consciente. 

2) O que é egoísmo? A atitude egoísta é sempre imoral? O que é altruísmo? Para você, o altruísmo é uma tendência natural do ser humano ou só agimos em prol dos outros por causas das convenções sociais? Justifique sua opinião. (p.235) 

O egoísmo é uma atitude voltada para os interesses próprios, com pouca ou nenhuma atenção às necessidades alheias. A ação egoísta não é imoral em si mesma, mas se torna imoral quando se choca com valores morais como o direito à vida, o respeito a diferentes culturas, entre outros. Enquanto que o altruísmo pode ser definido como a prática de uma atitude que tem como motivação a realizações dos alheios. Pessoal. 

3) Como se caracterizam as teorias das virtudes? Qual delas você considera a mais importante? Por quê? (p.240) 

As teorias éticas das virtudes enfatizam a formação do caráter por meio da aquisição de bons hábitos. Pessoal. 

4) O que são os deveres? De que os modo os deveres se relacionam aos direitos? Qual é o fundamento da lei moral de Kant? (p.243) 

Os deveres são obrigações morais que devem ser seguidas por si mesmas, e não em função de suas consequências. Na teoria dos direitos e deveres, cada direito corresponde a um dever, em um sistema que deve tender ao equilíbrio entre os direitos e deveres e partindo do pressuposto de que existem direitos humanos dados pela natureza. Para Kant, o fundamento da lei moral é a razão e se expressa por meio do imperativo categórico. 

5) Em que consiste o princípio da utilidade? Qual é a diferença entre as concepções de moralidade de Benthan e Mill? (p.245) 

Para utilitarismo, a utilidade é a propriedade que propicia o maior benefício e o mínimo de prejuízo para o maior número de pessoas. A abordagem utilitarista de Benthan é de caráter quantitativo, enfatizando a utilidade da ação, enquanto a de Mill incorpora um aspecto qualitativo, enfatizando a utilidade das normas morais. 

6) O que são dilemas éticos? Mencione exemplos que você conheça ou possa imaginar. (p. 246) 

Os dilemas éticos envolvem geralmente situações de pacientes terminais que não tem mais chances médicas de recuperação e colocam questões como “Não seria melhor que o paciente morresse para aliviar o seu sofrimento e o da família?” ou Não seria melhor usar os recursos hospitalares com pacientes com chances reais de recuperação em vez de prolongar uma vida de sofrimento?”. Pelas entrevistas, pode-se perceber que as opiniões dos profissionais de sáude são diversas e há casos em que eles mesmos não sabem o que pensar ou fazer. 

7) O que é relativismo moral? Em sua opinião, existem preceitos morais universais ou são todos determinados por uma cultura e particular? Justifique. (p.248) 

Relativismo moral é uma concepção segundo a qual os valores morais são relativos, isto é, variam de uma cultura para a outra. Pessoal.

Nenhum comentário: