Por Creomildo Cavalhedo Leite.
E-mail: creomildo04@gmail.com
"A história é o grande espelho da vida; instrui com a experiência e corrige com o exemplo." (Jacques Bossuet)
Por Creomildo Cavalhedo Leite.
E-mail: creomildo04@gmail.com
Realizou-se no final desta manhã de hoje, 1°/01/2021, a sessão extraordinária na Câmara Municipal de Tuntum-MA, na qual ocorreu a eleição para a nova mesa diretora da Casa, para o biênio 2021-2022. A eleição teve apenas uma chapa registrada - "Legislativo de União e Compromisso". A sessão fora presidida pelo decano, Josinaldo Carvalho Bilio (PSB), conforme determina o regimento interno da Casa.
Foram eleitos:
Presidente: Ivalto Bilio Chaves (PSD);
Vice-presidente: Renan Carvalho Bilio (PSB);
1° Secretário: Dorian Matos (SD);
2° Secretário: José Oildo, o Zé de Ourinho (PSB).
Votaram a favor da composição eleita:
Ivalto Bilio Chaves (PSD);
Joacelis Araújo (PSD);
Dr° John Pablo Brasil Cunha (PL);
Dorian Matos (SD);
Sérgio do Nanxi (PL);
Jeová Soares (SD);
Zé de Ourinho (PSD);
Renan Bilio (PSD);
Valcenor Soares (PSC).
Votou contra: Josinaldo Bilio (PSB).
A votação registrou três abstenções. Estas de vereadores da oposição, que em voto simbólico se retiraram do plenário, voltando ao final para assinar a Ata da sessão:
Alan Noleto (PSB);
Magno Melo (PSB);
Solisvan (PSB).
O que apanhou a todos de surpresa, ou pelo menos a quase todos, fora o voto do vereador oposicionista Valcenor na chapa apoiada pelo Prefeito Fernando Pessoa. Valcenor fez uso da palavra para justificar seu voto. Chamou a atenção dos presentes para si, com um discurso carregado de jargões, anedotas, que empolgou a todos, além de solicitar que o novo presidente da Câmara construa gabinetes individuais para cada vereador, com direito a assessoria particular. De fato, foi um capítulo a parte, numa sessão tranquila, mas com discursos ora emociados, ora empolgantes.
Após a apuração do resultado, Josinaldo Bilio transmitiu a presidência ao eleito Ivalto Chaves, que em breve discurso transmitiu a presidência ao vice-presidente Renan Bilio para poder, da tribuna, fazer Um discurso de agradecimento a Deus, aos familiares, aos edis, à classe política, a base eleitoral e a população em geral. Voltando à cadeira da Presidência, Ivalto Chaves facultou a palavra aos vereadores.
Fizeram pronunciamento: Joacelis Araújo (Jota), Dr° Pablo Cunha, Dorian Matos, Zé de Ourinho, Sérgio do Nanxi, Renan Bilio, que agradeceram o voto de seus eleitores e declaram-se da base do prefeito Fernando Pessoa. Pelo grupo, agora, oposicionista, fizeram uso da palavra: Valcenor, Solisvan e Magno Melo. Não subiram à tribuna os vereadores Alan Noleto e Josinaldo Bilio. O primeiro declinou do uso da palavra, já o segundo, por razões desconhecidas, se ausentou do plenário.
Também falaram da tribuna o Vice-prefeito Nelson do Nanxi e o Prefeito Fernando Pessoa, que em discurso incisivo, lúcido e contundente, apresentou aos vereadores e aos cidadãos presentes o estado de abandono, depredação do patrimônio público em que o ex-prefeito Tema Cunha deixou o município, além de vários meses de salários atrasados, inclusive de funcionários concursados. Em considerações finais, Fernando Pessoa, garantiu que não medirá esforços para resolver os graves problemas deixados pelo ex-prefeito labigó. E que terá um governo pautado na justiça social e que todos serão tratados com dignidade, independentemente, de qualquer orientação político-ideológica. Discurso a todo momento, intercalado de fortes aplausos e que ao seu final fora intensamente ovacionado. Encerrado o discurso do novo prefeito, o Presidente Ivalto Chaves encerrou a primeira sessão da nova legislatura.
Desejamos sucesso ao Presidente Ivalto Chaves e aos demais edis na condução dos trabalhos na Câmara Municipal de Tuntum-MA.
Prof° Jean Carlos Gonçalves.
Tuntum-MA, 1° de janeiro de 2021.