Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

A EXTENSA ÁREA DA FAZENDA JACOCA

Por Creomildo Cavalhedo Leite.

No centro do mapa se identifica antigos 
topônimos da antiga e vasta área da Fazenda Jacoca.

O povoado Maracanã, foi uma das principais sedes da Fazenda JACOCA, desde 1855, quando foi registrada pelo então Major Antonio de Souza Carvalhêdo, no livro da Freguesia de Santa Cruz da Barra do Corda, e assim permaneceu até 1939, quando faleceu Anastácio de Souza Carvalhêdo, localizada na chamada Região das Areias, cabeceiras de vários brejos e dos rios:

* Ourives e 
* Flores.

A grande extensão de terras da Fazenda Jacoca, foi repartida pelo Major Antonio de Souza Carvalhêdo com os seguintes filhos:

* Anastácio de Souza Carvalhêdo (1854 a 1939), casado com Eva Lima Carvalhêdo, tiveram 6 (Seis) filhos, ficou com a principal sede da Fazenda Jacoca. Anastácio, nasceu em Crateús-CE, em 7 de setembro de 1854, após vários meses doente das pernas, enfermidade que o impedia de se locomover, permaneceu acamado, na sede da Fazenda Jacoca. de 1937 até boa parte de 1939, quando faleceu e foi sepultado no Cemitério de São Marcos, nas terras da própria fazenda;

* Major João de Souza Carvalhêdo casado com Ana (Santa), tiveram 5 (Cinco) filhos, coube a ele a Fazenda São Marcos;

* Capitão Antônio de Souza Carvalhêdo, nasceu em 1857, Crateús-CE. Casado em primeiras núpcias com Joana Chaves de Araújo, (segundo consta eram primos legítimos), nasceu em 1860, tiveram 12 filhos, faleceu após o parto do seu ultimo filho, e em segundas núpcias casou com Norberta Pereira de Sá, e tiveram 12 filhos, sendo que, todos os filhos nasceram na Sede da Fazenda Sabonete, no antigo povoado Mangabas, na época Distrito de Picos-MA.

Falar sobre a grande área da Jacoca é resgatar a história da Família Carvalhêdo e do seu pioneirismo, das muitas lutas desafiadoras dos primeiros povoadores da Região das Areias e da Zona do Japão.

Palmas - TO, 20 de Janeiro de 2021.

Creomildo Cavalhedo Leite .

E-mail: creomildo04@gmail.com

Nenhum comentário: