Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

FAMÍLIA TAVARES - SERGIPE D'EL REY - Tradução de Creomildo Cavalhedo Leite.

Arquivo Histórico Ultramarino.FAMÍLIA TAVARES, SERGIPE D'EL REY.
AHU_DOC 73_ Sergipe 10_junho_1700_
Há poucos dias  fui surpreendido por mais um presente do amigo Creomildo Cavalhedo Leite.
Abnegado pesquisador da História dos Sertões Maranhenses,  muito já colaborou para manutenção deste espaço virtual, bem como por incontáveis vezes, compartilhou com toda generosidade, raras e deleitosas fontes documentais sobre essa parte do Maranhão.
Creomildo é natural do grande povoado de Santa Vitória, situado à margem direita do rio Mearim, no município de Barra do Corda. Há 30 anos residente em Palmas-TO, é sevidor público na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins-ADAPEC, tem como seu principal "passatempo", a pesquisa sobre a genealogia da Família Carvalhedo e de nosssos sertões. Uma saga que tem rendido bons frutos, conforme referimos acima.
No último sábado, 10/09/2022, recebi do dileto amigo um breve texto, fruto de sua persistência em traduzir "velhos papiros", desta vez, o manuscrito -  AHU_DOC 73_ Sergipe 10_junho_1700_ -  do Arquivo Histórico Ultramarino, do qual o nosso mais novo paleográfo prático, numa tradução parcial, afirma se tratar do:  "pioneirismo da Família Tavares, proveniente da Ilha de São Miguel (Arquipélago dos Açores), para a grande aventura no Brasil uma Colônia de Portugal. Deixando tudo e todos para trás em busca do sucesso e da vitória além mar...". 

Na minha condição de humilde professor de História e um legítimo Tavares, desta parte da Mata do Japão, que por vezes, estuda muito mais das outras famílias do que da própria, o compartilhamento do texto abaixo, se constitue num verdadeiro maná que revigora as energias para continuar na(s) trilha(as) de nossa história. 

Assim sendo, apreciem!
"Senhor
Pondo se Editais por tempo de hum mês para as pessoas que quiserem pretender a sumidade do Ofício de Tabelião do Público Judicial e Notas da Vila de Santa Luzia, huma das que se criaram de novo na Capitania de Sergipe D'el Rey, a presentarem seus papeis correntes em poder do Secretário deste Conselho dentro do qual os Ofereces.

Antonio de Carvalho Tavares, filho de Thomé Cabral de Souza, natural da Ilha de São Miguel, consta se nos papeis que apresentou ter servido Sua Majestade na Bahia, dezessete anos, sete meses e vinte e dois dias e

[ ? ] em Praça de Soldado e Ajudante da Ordenança, desde 25 de Outubro de 1658 a 26 de Junho de 1696;

E no decurso deste tempo fazer sua obrigação em tudo o de que foi encarregado do Serviço de Sua Majestade, sendo muito obediente aos seus oficiais maiores, e seguindo as ordens que lhe foram dadas acompanhando seu Capitão Gonçalo Teixeira Vieyra nas duas ocasiões que foi a sestir nas duas Naus da India Bom Jesus de São Domingos, e Nossa Senhora da Conceição até botarem se ela na barra [ ? ] com o mesmo procedimento no
[ ? ] do Alto Posto de Ajudante na cobrança das fintas, e donativos em que se houver com muita verdade.

Apresentou se lhas Certidão na Bahia e Certidão do Registro das mesmas porque mostrar si ão se lhe houver feito algo.

Pareceo so Conselho votar para apropriedade do Segundo Ofício de Tabelião do Público Judicial e Notas da Vila de Santa Luzia huma das que se criaram de novo na Capitania de Sergipe D'el Rey em Antonio Carvalho Tavares, e não vota em mais sujeitos por não haver quem se opusessem.

Lisboa, 16 de Junho de 1700
(...)
Sua Majestade manda passar carta a Antonio de Carvalho Tavares da sumidade do Ofício Segundo de Tabelião do Público, Judicial e Notas da Vila de Santa Luzia huma das que se criaram de novo na Capitania de Sergipe D'el Rey.

Lisboa, 29 de Novembro de 1700
(...)"
(FAMÍLIA TAVARES, SERGIPE D'EL REY.
AHU_DOC 73_ Sergipe 10_junho_1700_)

Traduzido por:
Creomildo Cavalhedo Leite
Creomildo Cavalhedo Leite, estudioso do Sertão.

Não se trata do "elo perdido", mas de mais uma oportuna provocação, um importante apontamento sobre a trajetória de mais um dos inúmeros ramos dos Tavares, que partiram do outro lado do Atlântico para ganhar o "Novo Mundo" e, que, em tempo registro aqui, para o vosso conhecimento e para o devido reconhecimento dos esforços de nosso ilustre amigo e apaixonado pela História - Creomildo Cavalhedo Leite.

Nenhum comentário: