Por Creomildo Cavalhedo*
Drº Isaac Martins dos Reis |
Sábado : 13 de Agosto de 1898 – Sábado: 13 de Agosto de 2016. - Cento e Dezoito Anos depois do falecimento, deste grande guerreiro da Cidadania Republicana do Alto Sertão, um visionário, um líder nato, um paladino da justiça e um emérito defensor obstinado que professava sua fé na liberdade do ser humano como uma conquista através da Educação; na sua Visão e Missão de Vida, conforme deduzimos dos vários artigos inspirados e escritos pela sua própria pena, bem como dos artigos de diversos autores publicados em momentos diferentes, sobre a História e o Testemunho de Vida deste abnegado cidadão.
Nascido: Dia 1º (No Sábado) de abril de 1854, na Fazenda ‘Santo Antônio’, município de Loreto e faleceu na Capital São Luiz – Maranhão em 13 (Sábado) de Agosto de 1898, com quarenta e quatro anos de idade; filho do Capitão Domiciano Martins dos Reis, nascido em 1830, faleceu em 21 (Terça-feira) de setembro de 1886, com 56 anos) e em 1848 casou com Dª Ana Joaquina de Jesus, com a qual viveu por 38 anos; ambos filhos do Estado do Piauí; neto do Coronel Francisco Martins dos Reis.
Quando saiu a confirmação do falecimento do Dr Isaac Martins Reis, vários jornais estamparam a notícia e relataram sua História e seus feitos. Dentre os Jornais que li e tenho cópia irei transcrever o mais sucinto, para melhor e rápida apreciação do transcorrer do sepultamento do Apostolo Republicano do Alto Sertão.
“Dr. Isaac Martins Reis
O sahimento do cadáver do nosso desditoso amigo Dr Isaac Martins effectou-se mesmo no sábbado, às cinco horas da tarde, sendo regularmente concorrido.
Prestaram-lhe esta última homenagem amigos seus, políticos e particulares, notando-se entre estes não poucos do credo político opposto ao que o finado abraçara.
O féretro sahio da casa do Dr Agrippino Azevedo, onde o Dr. Isaac Estivera em tratamento ao voltar do sítio para onde partira ao sentir aggravamento se-lhe os soffrimentos.
Uma lindíssima coroa, em cujas fitas se lia a inscripção – Ao Dr Isaac dos Reis – Os seus Correligionários – Pousava sobre o ataúde.
Da cappela do Cemitério até a catacumba nº 234 em que foi sepultado o nosso desventurado amigo, foi a padiola carregada por vários dos seus correligionários e admiradores, entre os quais notamos os drs. Agrippino Azevedo, Vianna Vaz, Sardinha e Barbosa de Godois, Feliciano Perdigão, Francisco Fernandes Junior e, si a memória não nos é infiel, associaram-se igualmente a esse preito ao amigo morto os srs Desembargador Jesuino Freitas e drs Costa Rodrigues e Pedro Rios.
Sobre o pranteado passamento do Dr Isaac, recebemos o primeiro dos telegramas que adiante publicamos e o directório do Partido Republicano Federal o segundo:
Caxias, 14.
“Redação da Pacotilha”
Surprehendeu-nos dolorosamente, enlutando-nos, infausta noticia prematuro passamento nosso illustrado amigo Dr Isaac. – Gazeta.
Caxias,14.
Directorio Republicano Federal.
Tomamos parte no immenso pesar que punge o Partido Republicano Federeal Maranhense, com o prematuro passamento do nosso distincto Correligionário e amigo Dr Isaac Martins.
Britto Pereira; Dorotheo Nery; Cyro Vilhena ; Abilio Machado; Domingos Soares.
De facto quer para nós, amigos sinceros do Dr Isaac Martins, e quer para o Partido Republicano Federal, foi uma perda sensibilíssima o passamento daquelle infatigável lutador e prestante Cidadão.”
Uma vida dedicada a dois importantes pilares na construção de uma grande Nação: Justiça e Educação; uma vida que serve de modelo para qualquer Cidadão(ã) do Século XXI.
Palmas – TO, 13 de Agosto de 2016.**
Creomildo Cavalhedo Leite.
Pesquisador Creomildo Cavalhedo |
________________________
*Creomildo Cavalhedo é filho do município de Barra Corda-MA, atualmente residente na cidade de Palmas-TO, onde é servidor da Secretaria Estadual de Agricultura daquele estado. Amante das LETRAS e da PESQUISA HISTÓRICA, Cavalhedo é antes de tudo um sertanejo que ama e investiga suas raízes sertanejas, sobretudo, sua ancestralidade.
**O texto acima fora publicado há exatamente um ano, por ocasião do 118º aniversário de falecimento de Drº Isaac Martins.