Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

D Pedro II, o Imperador mecenas

 

Em Particular a Imperatriz Teresa Cristina sempre foi alvo de jornais e nobres da época por sua simplicidade e falta de capricho em seus trajes e adornos. Sempre muito discreta, só usava suas joias de cunho pessoal, nunca usou as joias do cofre Imperial, as tais “joias da coroa”. A mídia zombava de uma Imperatriz que se vestia como uma senhora de classe média.

A maioria das joias particulares de família foram leiloadas e outras roubadas pelos militares dias após o Golpe de 1889. Já as joias Imperiais foram totalmente saqueadas pelos militares.

Teresa Cristina foi a maior responsável pelo começo da imigração italiana para o Brasil .

Teresa Cristina era uma ótima cantora lírica e pianista .

O Brasil atualmente possui a maior coleção arqueológica das Américas graças à Teresa Cristina .

Pedro doou pouco antes de sua morte muitas de suas possessões para o governo republicano brasileiro, que posteriormente foram divididas entre o Arquivo Nacional, o Museu Imperial, a Biblioteca Nacional e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Sua única condição era que esse presente fosse nomeado em homenagem a sua falecida esposa, e assim hoje ela é conhecida como a "Coleção Teresa Cristina Maria".

A coleção é registrada pela UNESCO como patrimônio da humanidade no Programa Memória do Mundo.

Todos familiares foram expulsos com a roupa do corpo , a Imperatriz do Brasil Dona Teresa Cristina , não pode nem levar uma maleta com algumas mudas de roupas para trocar no decorrer da viagem . 

Seu neto e grande amigo Pedro Augusto que já sofria de esquizofrenia e tinha melhorado bastante graças as visitas do doutor Freud e ajuda de discípulos de Allan Kardec , teve um novo surto , talvez o pior de todos de sua vida , tentando jogar se ao mar gritando por socorro e amordaçado por militares a mando de Deodoro . 

Pombos com mensagens bilhetes de ajuda dentro de garrafas foram jogados em meio a saída da baía de Guanabara e até mesmo em alto mar , foram inúteis , mesmo com algumas garrafas que chegaram ao litoral carioca , paulista , cearense e baiano dias depois...

O povo acordou no dia seguinte com tropas militares desfilando e espancando a população que em estado de choque não entendia o que estava acontecendo . 

Vários artistas e intelectuais da música , do teatro , jornalistas , escritores , poetas foram exilados para Angola e Amazônia . 

Além do começo de uma grande ditatura e o rompimento de todos os processos sociais de melhoria da vida dos recém libertos da abolição e o fechamento dos principais jornais da época que começaram a sofrer severa censura por tempo indeterminado.

Reforçando ainda este ideal de que a educação foi fundamental para o caráter de Dom Pedro II, Barman, evidencia que “O Imperador considerava a educação como de importância nacional e era ele mesmo um exemplo do valor do aprendizado.”.

Heitor Lyra expõe em seu livro ‘História de Dom Pedro II (1825–1891)’ uma fala do imperador em que fica claro o enraizamento da intelectualidade no seu pensamento, onde ele diz que 

“Se não fosse Imperador, gostaria de ser um professor. Não conheço tarefa mais nobre do que direcionar as jovens mentes e preparar os homens de amanhã”.

O Brasil tinha a maior quantidade e com qualidade de médicos, engenheiros, juízes, diplomatas e advogados das américas entre 1876-1889. As Faculdades brasileiras eram poucas, porém com padrão bem elevado de ensino.

Pedro II criou uma cota para negros alforriados ingressarem no Colégio Pedro II e nas Faculdades. Essa cota não foi aprovada pelo parlamento, porém Pedro II tirou de seus próprios proventos a garantia da cota. No período de 1872 e 1889 centenas de ex-cativos se tornaram médicos, advogados, engenheiros... Graças a chamada “bolsa do imperador”.

Tornou-se membro da Royal Society , da Academia de Ciências da Rússia, das Reais Academias de Ciências e Artes da Bélgica e da Sociedade Geográfica Americana.

Em 1872 foi eleito membro da Académie des Sciences francesa, uma honra dada anteriormente a somente dois outros chefes de estado: Pedro, o Grande e Napoleão Bonaparte.

Ele comentou: "Se não fosse imperador, gostaria de ser um professor. Não conheço tarefa mais nobre do que direcionar as jovens mentes e preparar os homens de amanhã." A educação também colaborou no seu objetivo de criar um sentimento de identidade nacional brasileira.

Seu reino viu a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro para promover pesquisa e preservação nas ciências históricas, geográficas, culturais e sociais. A Imperial Academia de Música e Ópera Nacional e o Colégio Pedro II também foram fundados, o último servindo como modelo para escolas por todo o Brasil.

Ele também financiou a criação do Instituto Pasteur, assim como a casa de ópera Bayreuth Festspielhaus de Wagner, além de outros projetos semelhantes. Seus esforços foram reconhecidos tanto em casa quanto no exterior.

Charles Darwin falou dele: "O imperador faz tanto pela ciência, que todo sábio é obrigado a demonstrar a ele o mais completo respeito."

Aumento do próprio salário??! O Imperador esteve no trono brasileiro por 50 anos. Mas nunca aceitou aumento na sua dotação, isto é, o salário. Quando morreu exilado em 1891, não havia acumulado riqueza alguma. Faleceu em um modesto quarto de hotel de 3 estrelas em Paris que era pago por um grande amigo, o Barão de Loreto.L


Fonte : IHGB, ARQUIVO NACIONAL RJ, BIBLIOTECA NACIONAL RJ,

MUSEU IMPERIAL PETROPOLIS RJ, Biografia Pedro II Ser ou não Ser de José Murilo de Carvalho 2006 ( Membro da Academia Brasileira de Letras ) .


© EQUIPE PEDRO II DO BRASIL © 

https://www.facebook.com/PedroIIBrasil/ 

Copyright © 2012 2020 

Ajuda Financeira : +5521981626031 e gcmiceli@live.com

Apoio Financeiro : gcmiceli@live.com e +5521981626031

( Serão passados os dados bancários para doações através desse e-mail e desse número de contato . 

Quem puder apoiar entre em contato ) .

gcmiceli@live.com e +5521981626031

© EQUIPE PEDRO II DO BRASIL ©

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Etmologia dos Estados brasileiros

 O grupo linguístico tupi, caribenho pemon e português nomeiam os estados brasileiros, referindo-se normalmente a acidentes geográficos, animais ou santos. 

Alguns estados possuem mais de uma hipótese para sua nomeação, com teorias mais aceitas, escritas no mapa e menos aceitas, aqui na descrição.

Pernambuco é um desses casos. Para os nativos caetés do grupo tupi, seria chamado de paranãpuka, que significa “buraco no mar” ou “furo que o mar faz”, em referência a separação da Ilha de Itamaracá do continente.

A segunda hipótese é o nome "burgo de Fernão" em referência a Fernão de Noronha, primeiro português a explorar o pau-brasil.

Para os tupi, o fonema “f” era trocado por “p”. Fernão tornou-se "pernão" e como no tupi há uma inversão de palavras, Boca de Fernão foi transformado em algo próximo de “Pernão Boca” ou “Pernambuka”.

Amapá vem do tupi, significa "lugar da chuva", ou a simplificação do nome de uma árvore característica da região. Também pode vir da língua nheengatu que significa "terra que acaba".

Roraima vem do grupo linguístico caribenho pemon, que significa "montanha verde-azulada", do grupo linguístico ianomâmi "montanha trovejante" ou do étimo "fonte dos papagaios" 

Ceará, pode vir tanto do "canto da jandaia" como do Rio Ceará, que em tupi significa "água verde".

São Paulo, embora refira-se ao Apóstolo Paulo, era o nome da primeira igreja jesuítica do local, São Paulo de Piratininga de 1554.

Maranhão pode vir tanto do tupi, "rio que corre" ou do espanhol marañón que significa "cajueiro". Em todo caso, a palavra caju vem do tupi. 

Em Santa Catariana, ou é uma homenagem a santa Catarina de Alexandria ou a Catarina Medrano, esposa do explorador veneziano Sebastião Caboto, que chegou em Santa Catarina em 1526.

O Distrito Federal não está incluso, pois sua etimologia é autoexplicativa😅

Já o Brasil, foi nomeado devido ao pau-brasil. O termo “brasil” já existia antes do século 16, vindo do francês brésil – usado para tinturas vermelhas com cor de brasa (que por sua vez vêm do latim, brasile).

Fontes: https://glo.bo/3l32iNf, https://bit.ly/2JH5JeH, https://bit.ly/3jZUudJ, https://bit.ly/2I55cm6 e https://bit.ly/3jVqzDy