Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

D Pedro II, o Imperador mecenas

 

Em Particular a Imperatriz Teresa Cristina sempre foi alvo de jornais e nobres da época por sua simplicidade e falta de capricho em seus trajes e adornos. Sempre muito discreta, só usava suas joias de cunho pessoal, nunca usou as joias do cofre Imperial, as tais “joias da coroa”. A mídia zombava de uma Imperatriz que se vestia como uma senhora de classe média.

A maioria das joias particulares de família foram leiloadas e outras roubadas pelos militares dias após o Golpe de 1889. Já as joias Imperiais foram totalmente saqueadas pelos militares.

Teresa Cristina foi a maior responsável pelo começo da imigração italiana para o Brasil .

Teresa Cristina era uma ótima cantora lírica e pianista .

O Brasil atualmente possui a maior coleção arqueológica das Américas graças à Teresa Cristina .

Pedro doou pouco antes de sua morte muitas de suas possessões para o governo republicano brasileiro, que posteriormente foram divididas entre o Arquivo Nacional, o Museu Imperial, a Biblioteca Nacional e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Sua única condição era que esse presente fosse nomeado em homenagem a sua falecida esposa, e assim hoje ela é conhecida como a "Coleção Teresa Cristina Maria".

A coleção é registrada pela UNESCO como patrimônio da humanidade no Programa Memória do Mundo.

Todos familiares foram expulsos com a roupa do corpo , a Imperatriz do Brasil Dona Teresa Cristina , não pode nem levar uma maleta com algumas mudas de roupas para trocar no decorrer da viagem . 

Seu neto e grande amigo Pedro Augusto que já sofria de esquizofrenia e tinha melhorado bastante graças as visitas do doutor Freud e ajuda de discípulos de Allan Kardec , teve um novo surto , talvez o pior de todos de sua vida , tentando jogar se ao mar gritando por socorro e amordaçado por militares a mando de Deodoro . 

Pombos com mensagens bilhetes de ajuda dentro de garrafas foram jogados em meio a saída da baía de Guanabara e até mesmo em alto mar , foram inúteis , mesmo com algumas garrafas que chegaram ao litoral carioca , paulista , cearense e baiano dias depois...

O povo acordou no dia seguinte com tropas militares desfilando e espancando a população que em estado de choque não entendia o que estava acontecendo . 

Vários artistas e intelectuais da música , do teatro , jornalistas , escritores , poetas foram exilados para Angola e Amazônia . 

Além do começo de uma grande ditatura e o rompimento de todos os processos sociais de melhoria da vida dos recém libertos da abolição e o fechamento dos principais jornais da época que começaram a sofrer severa censura por tempo indeterminado.

Reforçando ainda este ideal de que a educação foi fundamental para o caráter de Dom Pedro II, Barman, evidencia que “O Imperador considerava a educação como de importância nacional e era ele mesmo um exemplo do valor do aprendizado.”.

Heitor Lyra expõe em seu livro ‘História de Dom Pedro II (1825–1891)’ uma fala do imperador em que fica claro o enraizamento da intelectualidade no seu pensamento, onde ele diz que 

“Se não fosse Imperador, gostaria de ser um professor. Não conheço tarefa mais nobre do que direcionar as jovens mentes e preparar os homens de amanhã”.

O Brasil tinha a maior quantidade e com qualidade de médicos, engenheiros, juízes, diplomatas e advogados das américas entre 1876-1889. As Faculdades brasileiras eram poucas, porém com padrão bem elevado de ensino.

Pedro II criou uma cota para negros alforriados ingressarem no Colégio Pedro II e nas Faculdades. Essa cota não foi aprovada pelo parlamento, porém Pedro II tirou de seus próprios proventos a garantia da cota. No período de 1872 e 1889 centenas de ex-cativos se tornaram médicos, advogados, engenheiros... Graças a chamada “bolsa do imperador”.

Tornou-se membro da Royal Society , da Academia de Ciências da Rússia, das Reais Academias de Ciências e Artes da Bélgica e da Sociedade Geográfica Americana.

Em 1872 foi eleito membro da Académie des Sciences francesa, uma honra dada anteriormente a somente dois outros chefes de estado: Pedro, o Grande e Napoleão Bonaparte.

Ele comentou: "Se não fosse imperador, gostaria de ser um professor. Não conheço tarefa mais nobre do que direcionar as jovens mentes e preparar os homens de amanhã." A educação também colaborou no seu objetivo de criar um sentimento de identidade nacional brasileira.

Seu reino viu a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro para promover pesquisa e preservação nas ciências históricas, geográficas, culturais e sociais. A Imperial Academia de Música e Ópera Nacional e o Colégio Pedro II também foram fundados, o último servindo como modelo para escolas por todo o Brasil.

Ele também financiou a criação do Instituto Pasteur, assim como a casa de ópera Bayreuth Festspielhaus de Wagner, além de outros projetos semelhantes. Seus esforços foram reconhecidos tanto em casa quanto no exterior.

Charles Darwin falou dele: "O imperador faz tanto pela ciência, que todo sábio é obrigado a demonstrar a ele o mais completo respeito."

Aumento do próprio salário??! O Imperador esteve no trono brasileiro por 50 anos. Mas nunca aceitou aumento na sua dotação, isto é, o salário. Quando morreu exilado em 1891, não havia acumulado riqueza alguma. Faleceu em um modesto quarto de hotel de 3 estrelas em Paris que era pago por um grande amigo, o Barão de Loreto.L


Fonte : IHGB, ARQUIVO NACIONAL RJ, BIBLIOTECA NACIONAL RJ,

MUSEU IMPERIAL PETROPOLIS RJ, Biografia Pedro II Ser ou não Ser de José Murilo de Carvalho 2006 ( Membro da Academia Brasileira de Letras ) .


© EQUIPE PEDRO II DO BRASIL © 

https://www.facebook.com/PedroIIBrasil/ 

Copyright © 2012 2020 

Ajuda Financeira : +5521981626031 e gcmiceli@live.com

Apoio Financeiro : gcmiceli@live.com e +5521981626031

( Serão passados os dados bancários para doações através desse e-mail e desse número de contato . 

Quem puder apoiar entre em contato ) .

gcmiceli@live.com e +5521981626031

© EQUIPE PEDRO II DO BRASIL ©

Nenhum comentário: