Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Etmologia dos Estados brasileiros

 O grupo linguístico tupi, caribenho pemon e português nomeiam os estados brasileiros, referindo-se normalmente a acidentes geográficos, animais ou santos. 

Alguns estados possuem mais de uma hipótese para sua nomeação, com teorias mais aceitas, escritas no mapa e menos aceitas, aqui na descrição.

Pernambuco é um desses casos. Para os nativos caetés do grupo tupi, seria chamado de paranãpuka, que significa “buraco no mar” ou “furo que o mar faz”, em referência a separação da Ilha de Itamaracá do continente.

A segunda hipótese é o nome "burgo de Fernão" em referência a Fernão de Noronha, primeiro português a explorar o pau-brasil.

Para os tupi, o fonema “f” era trocado por “p”. Fernão tornou-se "pernão" e como no tupi há uma inversão de palavras, Boca de Fernão foi transformado em algo próximo de “Pernão Boca” ou “Pernambuka”.

Amapá vem do tupi, significa "lugar da chuva", ou a simplificação do nome de uma árvore característica da região. Também pode vir da língua nheengatu que significa "terra que acaba".

Roraima vem do grupo linguístico caribenho pemon, que significa "montanha verde-azulada", do grupo linguístico ianomâmi "montanha trovejante" ou do étimo "fonte dos papagaios" 

Ceará, pode vir tanto do "canto da jandaia" como do Rio Ceará, que em tupi significa "água verde".

São Paulo, embora refira-se ao Apóstolo Paulo, era o nome da primeira igreja jesuítica do local, São Paulo de Piratininga de 1554.

Maranhão pode vir tanto do tupi, "rio que corre" ou do espanhol marañón que significa "cajueiro". Em todo caso, a palavra caju vem do tupi. 

Em Santa Catariana, ou é uma homenagem a santa Catarina de Alexandria ou a Catarina Medrano, esposa do explorador veneziano Sebastião Caboto, que chegou em Santa Catarina em 1526.

O Distrito Federal não está incluso, pois sua etimologia é autoexplicativa😅

Já o Brasil, foi nomeado devido ao pau-brasil. O termo “brasil” já existia antes do século 16, vindo do francês brésil – usado para tinturas vermelhas com cor de brasa (que por sua vez vêm do latim, brasile).

Fontes: https://glo.bo/3l32iNf, https://bit.ly/2JH5JeH, https://bit.ly/3jZUudJ, https://bit.ly/2I55cm6 e https://bit.ly/3jVqzDy

Nenhum comentário: