Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A MOLDURA OLIGÁRQUICA - A ERA VARGAS

Sugestões de resposta para os exercícios "Verificação de Leitura" (p. 82)

1. Quais eram as principais divergências entre tenentes e oligarquias durante o governo provisório de Getúlio Vargas?

R: Muitos tenentes foram nomeados como interventores com plenos poderes por Getúlio, afastando grupos oligárquicos do poder regional. Além disso, alguns deles traziam propostas de apelo popular como: redução de alugueis, melhorias no serviço de saúde, organização de sindicatos e até expropriação das terras de fazendeiros comprometidos como o antigo governo.

2. Em que medidas tais divergências eram semelhantes àquelas verificadas, durante a República Oligárquica, entre o Exército e as oligarquias?

R: A principal semelhança diz respeito a centralização política imposta pelos militares a partir do poder central. Para as oligarquias interessava controlar seus respectivos estados com autonomia, com base nos princípios federalistas.

3. Como Vargas limitou o poder das oligarquias?

R: Além de impor interventores, Vargas desarticulou a representação legislativa em todos os níveis, concentrando e reforçando o Executivo, diminuindo a autonomia regional, proibindo a tomada de empréstimos no exterior sem aprovação do governo central eliminando o poder de fogo e os efetivos das forças policiais dos estados. Nas eleições para a Constituinte de 1933, Vargas estabeleceu o voto secreto, ampliou o eleitorado dando direito de voto às mulheres e instituiu a bancada classista, eleita pelos sindicatos de patrões e empregados, ampliando a representação urbana, menos vulnerável à ação das oligarquias e ao voto de cabresto.

4. Em que termos realizou-se o enquadramento das oligarquias no novo jogo político?

R: Diante do vazio de poder que se instaurou após 1930, as oligarquias acabaram por aceitar a direção política federal, numa espécie de compromisso que envolvia a manutenção das manutenção das relações sociais no campo, ou seja, o latifúndio, da exploração da mão de obra livre e do mandonismo local.

5. Por que a Revolução de 1932 não obteve o apoio de outros grupos regionais?

R: Apesar do descontentamento com rumos do governo provisório de Vargas, as demais oligarquias não viam possibilidade de destituir o presidente, nem se mostravam seguros para estabelecer uma nova aliança com a oligarquia paulista.

Nenhum comentário: