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quinta-feira, 29 de setembro de 2016

NA VELOCIDADE DAS LUZES - A REVOLUÇÃOFRANCESA

Verificação de leitura 2 – p. 111

1. Que razões levaram Luís XVI a convocar os Estados-Gerais?

R: Pressionado pela crise econômica e pelas elites, Luís XVI convocou os Estados-Gerais. À nobreza interessava a convocação da Assembleia como um mecanismo de proteção aos seus privilégios e de impedimento à ascensão política da burguesia.

2. “É uma revolta?” “Não, senhor, é uma revolução!” (diálogo atribuído a Luís XVI e ao duque Liancourt).

Estabeleça, com suas palavras, a diferença entre uma revolta e uma revolução.

R: Revolta é algo restrito a uma certa insatisfação de determinados setores da sociedade cujas reivindicações são específicas, não representando uma alteração da ordem vigente. A Revolução representa uma insatisfação mais ampla da sociedade, apontando para alterações profundas da ordem vigente, das estruturas sociais, políticas, culturais e econômicas.

3. Cite dois exemplos de como a revolução tratou dos privilégios da nobreza.

R:
·  Em 4 de agosto de 1794, a Assembleia aboliu os privilégios dos nobres: direito de classe exclusivo, isenção de impostos, monopólio dos cargos mais altos e o direito de exigir trabalho dos camponeses.

· Em 26 de agosto, foi aprovada uma declaração de ideais, uma afirmação de intenções: a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Ela proclamava a igualdade de tratamento perante a lei.

· Na Justiça, as reformas estabeleceram que os juízes seriam escolhidos entre os advogados formados. 

4. Por que a guilhotina se tornou um símbolo do período do terror?

R: Durante o Terror, os delitos contra os cidadãos deveriam ser severa e agilmente punidos. Visando implantar uma República da Virtude, sem reis ou nobres, sem extremos de riqueza ou pobreza, perseguia-se severamente os inimigos da República. Nesse ardor revolucionário, cerca de 40 mil pessoas foram mortas na guilhotina. 

5. “Era permitido temer que a revolução, tal como Saturno, devorasse sucessivamente todos os seus filhos.” Essa frase do líder girondino Pierre Vergniaud aplica-se ao período da Convenção Jacobina? Justifique sua resposta.

R: Durante a Convenção Jacobina, diversos líderes girondinos foram levados à prisão e executados. Foram também executados federalistas, padres, nobres, camponeses e especuladores. As divergências políticas eram resolvidas por meio do Terror em nome da República. Robespierre passou a utilizar o terror contra antigos aliados de esquerda como Hérbert, Danton e Desmoulins. Em junho de 1794, o próprio Robespierre seria guilhotinado. Nesse sentido, a frase de Verginaud aponta para uma metáfora mítica aplicável à Revolução Francesa.

6. Explique a seguinte frase do texto: “O indivíduo, antes súdito, se tornou um cidadão.”

R: Com a Revolução, todos os homens se tornaram cidadãos comuns. O indivíduo antes submetido a poder do Estado absolutista, se tornou cidadão de um modelo de sociedade em que as leis não estabeleciam distinções baseadas no nascimento, e que qualquer governo deveria respeitá-los. Tais direitos existiriam pelo simples fato de todos os humanos os terem naturalmente, e não pela vontade de soberano.

7. Como eram as relações entre o Estado e a Igreja no período napoleônico?

R: Napoleão, interessado em utilizar-se da religião como um instrumento de unidade nacional, negociou um acordo com o papa. A Constituição de 1801 reconhecia o catolicismo como a religião da maioria dos franceses, e não como uma religião oficial do Estado, portanto, não prejudicou a tolerância aos judeus e protestantes. O clero seria pago e indicado pelo Estado, ficando sujeito ao controle estatal, mas seria consagrado pelo papa.

8. Por que as guerras napoleônicas “foram precursoras das guerras-relâmpago do século XX”?

R: Pelo fato de Napoleão utilizar-se de ataques rápidos, ao contrário do modelo militar anterior, defensivo e travado de uma posição fixa. A intenção de Napoleão era surpreender os adversários como nas guerras relâmpagos do século XX. Chegando ao campo de batalha antes do previsto, ele escolhia cuidadosamente os melhores roteiros para chegar ao destino determinado; procurando abastecer-se nas regiões que atravessava, eliminava os lentos comboios de abastecimentos e marchava rapidamente sobre o exército adversário.

9. Elabore um pequeno texto desenvolvendo a ideia de Éric Hobsbawm, para quem a Revolução Francesa teria fornecido “a ideologia do mundo moderno”.

SUGESTÃO -  O texto deverá poderá ressaltar:

· A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, pela defesa da igualdade jurídica e da liberdade de expressão, elementos centrais da democracia liberal.

· O voto universal, símbolo da participação ativa dos cidadãos e de uma soberania popular.

· A propagação dos ideais revolucionários nas guerras napoleônicas e nos movimentos liberais do século XIX.

· O jacobinismo, que apontava para a necessidade de o Estado ter fortes preocupações sociais.

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