PENSAMENTO DO DIA -
ALTERIDADE
"Promova o BEM. Não para satisfazer o teu próprio ego, nem tão pouco para que te rendam circunstancial homenagem, que te aguça a atroz vaidade. Faça-o para que a tua alma se alimente da mesma seiva que causa no outro, o mais pleno estado de graça. "
(Jean Carlos Gonçalves)
ALTERIDADE
Por Bela Aires
O que é alteridade?
Alteridade é o que tem faltado no mundo e o que precisamos ensinar aos nossos filhos, que eles tenham!
Visão de alteridade é a visão de olhar o outro como outro e não como inimigo, estranho e alheio.
A perda da função da alteridade é deixar de olhar o outro como outro e passar a olhar como estranho, inimigo, alheio.
Como observadora que sou, observo relações familiares bem diferentes e complexas hoje em dia: pais que competem com os filhos, sem amor, tratando-os como estranhos.
Falta-nos a alteridade em diversos momentos, mas principalmente naqueles que colocamos o outro, como estranho. Quando deixamos de enxergar nossos filhos como outras pessoas e os achamos estranhos, não os reconhecemos, não parecem mais fazer parte de nós.
De fato, não fazem. Criamos nossos filhos para o mundo, para a vida, para terem vontades e ideias próprias. Porém, devemos respeitar as diferenças e aceitá-las. Não podemos exigir e querer que nossos filhos sejam obrigados a concluir nossos sonhos e planos não concretizados. Devemos encará-lo e respeita-lo como outro, apesar das diferenças.
Além disso encarar a todos como inimigos e estranhos faz com que os nossos filhos tenham uma visão ruim e distorcida da vida. Tudo se torna pesado e agressivo demais. Aquela pessoa que a fechou no trânsito se torna um inimigo, assim como a que pegou a sua vaga, o que discutiu com você na reunião de condomínio e o professor que chamou a atenção do seu filho.
Acabamos por temer viver em sociedade e a confiança e o “pensar e se colocar no lugar do outro” não faz parte mais da sua forma de encarar a vida e nem dos seus filhos e família. Ensinamos o egoísmo e a intolerância.
Talvez você não tenha dificuldade e tenha a alteridade como um princípio, mas nem sempre é fácil, principalmente quando aperta o nosso calo. Que possamos encarar mais o outro como outro e menos como estranho ou inimigo! E que possamos assim, ensinar nossas crianças a serem tolerantes, sem preconceitos e discriminações.
Fonte: http://belaaires.com.br/alteridade/
Um comentário:
Esse texto é revelador! Nos faz olhar pra dentro de nós mesmos e refletir sobre o nosso comportamento junto aos outros e com os nossos filhos! Muito bom! Parabéns professor!
Postar um comentário