Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de abril de 2017

MORRE FREI LIBERATO: O ÚLTIMO FREI FUNDADOR DA IGREJA MATRIZ DE TUNTUM.

Por Remy da Mata.
Frei Liberato Giudici, fotografia de 2006.
Partiu para o oriente eterno Frei Liberato, teólogo, pedagogo, desenhista, um misto de engenheiro e arquiteto, apaixonado por música, fundador das obras sociais, ativista social, com uma vida dedicada aos pobres, fora um homem de mil talentos. Admirava-o era um vulcão em atividade. Homem de Deus de imensa sabedoria. 

Aproveito para estender minha admiração aos caros capuchinhos, que já nos deram grandes homens que marcaram a Igreja de Tuntum. 

O retorno do Frei Liberato à casa do Pai, enche nossos corações de consternação. Reconhecemos agradecidos sua presença entre nós, sua amizade e seu rico trabalho dedicado a nossa paróquia. Ficará para sempre o legado deste sacerdote, amigo, servidor do Povo de Deus. Que o Divino Pai eterno seja louvado pelo dom do Frei Liberato, pela sua majestosa obra que é a nossa igreja matriz. 
Frei Liberato e Frei Dionísio junto dos carrilhão de cinco sinos recém chegados de Milão, em 1960, para a Igreja Matriz de Tuntum. 
Frei Liberato, Frei Felix e Frei Dionísio edificaram, construíram, nossa Igreja desde o seu alicerce e todo conjunto de elementos estruturais que sustentam nosso belíssimo templo sagrado. Na nave e na abóboda da igreja ele nos presenteou com seu espírito clássico, adornou nosso templo com pinturas de passagens bíblicas, com os carneirinhos, Cristo Crucificado entre outras pinturas que já não existe mais. Foi uma profunda falta de respeito a descaracterização dessa arte divina. A característica principal do nosso Padre como pintor, era a figura dos Santos como seres humanos de aparências comum com visão humanista. 
Imagem interna da Igreja Matriz de Tuntum. Ao fundo, na parte superior, o afresco Bom Jesus Pastor, pintura de Frei Liberado Giudici.
O último religioso que participou da fundação da nossa Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, o nasceu a 26 de agosto de 1933 na cidade italiana de Vilmaggiore, na região da Lombardia e Província de Bérgamo. No Brasil desde 1959, Frei Liberato Giudici, veio a óbito na manhã de hoje, 04/04/2017, após vários dias em estado grave na UTI de um hospital em na cidade de Bérgamo na Itália.

Tomo a liberdade de em nome do povo de Tuntum externar o nosso sentimento de consternação pelo silenciamento da voz do abençoado Frei Liberato, mas também registrar o sentimento de gratidão por toda a sua dedicação ao humildes e legado de seu exemplo de vida.

Nenhum comentário: