Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

José Costa Carvalho, Seu Deco: Homem de Bem!




“O verdadeiro homem é aquele que respeita sua família, seus amigos e a todos sem distinção, preservando seu caráter, sua dignidade e acima de tudo seus ideais.” 
(Wallace Barbosa)
Com esse pensamento de Barbosa, que melhor exprime a ideia de Homem, o Pai, o Esposo, o Cidadão, o Ser Humano, apresento-lhes um grande amigo, Homem de Bem, exemplo de caráter, cuja trajetória de vida se confunde com a própria história de Tuntum.

José Costa Carvalho, conhecido carinhosamente por Seu Deco. Nasceu em Manoel Carlos, pequena localidade no município de Barra do Corda-MA, em 25 de janeiro de 1930. Filho de João Francisco da Costa e de Emília Carvalho Costa, ambos naturais do mesmo munícipio e descendentes de retirantes cearenses.

Chegou a Tuntum em 17 de julho de 1951, a convite de seu tio, Elpídio Carvalho, proprietário de terras e comerciante, no então povoado. Deco por sua vez, motivado pela fertilidade das terras dessa parte da Mata do Japão, aceitou prontamente o desafio de prosperar neste Eldorado. Em Tuntum, conheceu a jovem Antônia Macedo de Carvalho, com quem casou-se e constituiu família. Ao todo foram sete filhos, dois homens e cinco mulheres: Solange, Adaulange, Gutemberg, Sônia, Sandra, Silvia, Marcone.
Seu Deco em sua plantação de melancias, no povoado Axixá, município de Tuntum, em 2010.
Em Tuntum, além de lavrar a terra, também exerceu o papel de enfermeiro prático, numa época em que profissionais na área de saúde eram raros. Deco, aplicava injeções, fazia curativos, com maestria, além de outros serviços na área. Ofício que aprendeu com Gerson Almeida, antigo enfermeiro, oriundo de Teresina-PI.

Participante ativo de grandes e marcantes episódios da história de Tuntum, Deco esteve presente no ato solene de instalação do município, em 27 de dezembro de 1955, ocasião em que tomou posse da Prefeitura Municipal de Tuntum, o Srº Isaac da Silva Ribeiro, que assumiu o cargo interinamente, por força de um decreto do Governador do Estado Maranhão, Eugênio Barros. Outro marco importante foi sua presença no lançamento da pedra fundamental da Igreja Matriz, também na década de 1950.

Em 1958, foram realizadas as primeiras eleições municipais de Tuntum. No pleito, dois grupos, disputaram Prefeitura Municipal. Os situacionistas que eram capitaneados pelo o Srº Ariston Arruda Leda, candidato pela União Democrática Nacional-UDN, apoiado pelo Governo Estadual, e os oposicionistas que lançaram a candidatura do então comerciante Manoel Valente de Figueiredo, candidato pelo Partido Trabalhista-PTB. Alinhado a este, estava o idealista José Costa Carvalho, que candidatou-se ao cargo de vereador pelo Partido Republicano-PR, pertence a coligação oposicionista. 

As eleições majoritárias de 1958 foram marcadas por um nebuloso episódio: As urnas da seções dos povoados São Miguel, Belém e São Lourenço foram violadas e surrupiadas, e o pleito ficou sob júdice até setembro de 1959, quando a Justiça Eleitoral, declarou Ariston Leda como prefeito eleito. Por outro lado, Deco, obteve êxito para uma cadeira na Câmara Municipal, sendo o mais votado na sede, com 173 votos. Trata-se se quantidade expressiva se considerarmos que o município contava em torno de dois mil votos. Assim, exerceu a função de vereador na primeira de legislatura do município (1959-1963).
Diploma de Vereador de José Costa Carvalho, o Seu Deco. Um dos primeiros vereadores da história de Tuntum-MA. Eleições municipais de 1958.
Verso do Diploma.

Em 1962, voltou a disputar uma vaga na Câmara, porém não fora eleito. A partir de então, exerceu várias ofícios: agricultor, alfaiate, locutor e servidor público estadual, do qual está aposentado. 
Nas eleições estaduais de 1965, as Oposições Coligadas, grupo estadual que fazia frente ao controle político do Senador Vitorino Freire, lançou a candidatura do então Deputado Federal, José Sarney. Este, quando esteve em Tuntum, em plena campanha, fora anunciado pelo serviço de comunicação, na voz de Seu Deco. 

Deco sempre teve uma vida bastante ativa, o mesmo sempre gostou muito de trabalhar, pescar, caçar, além de praticar esporte (futebol), andar na sua bicicleta modelo 1965, da marca merck suisse, e sua motocicleta modelo ML da HONDA, ano 1978, relíquias que ele guarda com muito carinho.
Seu Deco e sua bicicleta Merck Suisse, ano 1965.
Deco e sua motocicleta ML HONDA, ano 1978.




Em 1970, participou da primeira turma do Ginásio Bandeirante, um projeto político do Governador Sarney, para ofertar aos municípios maranhenses, o ensino em nível ginasial. Iniciativa inédita, pela rede pública do sistema de ensino estadual nos municípios do interior maranhense, o Ginásio Bandeirante, tinha suas aulas realizadas no prédio do Grupo Escolar Estado do Maranhão, por isso, que o atual Centro de Ensino Estado do Maranhão, é conhecido como popularmente como Bandeirante. E na turma pioneira, lá estava Seu Deco, o veterano da turma, já casado e pai de família, sedento por conhecimento e todo animado em meio aos jovens da sala.
Seu Deco ao lado de Mestre Elias, em evento do CE Estado do Maranhão em 2014.
Hoje, do alto de seus 88 anos, goza plenamente de suas faculdades físicas e mentais, posto que é dono de uma lucidez e sobriedade invejável. Homem de vida simples, cuja a humildade denota a grandeza de tantas outras virtudes valorosas. Portador de uma memória extraordinária, Deco é um amante da cultura e do saber, sempre estimulou seus filhos para os estudos e para o trabalho. Dos sete filho, seis possuem escolaridade em nível superior. Contudo, a exemplo do pai trilham no caminho do Bem, portadores de sua verdadeira herança: os valores morais e éticos. 

Neste dia, o Blog Ecos de Tuntum, rende esta singela homenagem a esse Cidadão ímpar, de caráter ilibado, esposo e pai exemplar, pelos seus 88 anos de vida e rogando ao Altíssimo que lhe conceda muitos anos entre nós.

Assim, reconhecemos sua trajetória e seu valoroso legado para Tuntum.

Feliz Aniversário!!! Homem de Bem e do Bem! Grande artífice da história de Tuntum!!!

Um abraço do Blog Ecos de Tuntum e de seu amigo Jean Carlos Gonçalves.


 Tuntum-MA, 25 de janeiro de 2018.

Nenhum comentário: