Por Jean Carlos Gonçalves
Zacarias Nogueira da Silva, o Mestre Zacarias |
Há momentos em que fico refletindo acerca do mundo dito “moderno” dos dias que correm e buscando o real sentido da persistência/resistência de elementos e sujeitos históricos que relutam em continuar existindo em meio a tantas inovações tecnológicas.
No último sábado vivenciei mais uma dessas experiências, pois visitei, talvez, se não o último, mas, com certeza o mais velho sapateiro de Tuntum em plena atividade. Trata-se do Srº Zacarias Nogueira da Silva, nascido em 1929, no município Oeiras-PI, aprendeu ainda jovem com o pai, João Nogueira da Costa, o ofício de sapateiro.
Zacarias é um exímio artesão, um mestre de ofício típico daqueles da Idade Medieval, que reúne em si mesmo habilidade, precisão, acuidade e criatividade para realizar todas as etapas do processo de produção de seus artefatos. Além de sapatos, Mestre Zacarias fabrica vários outros, especialmente, arreios para animais e indumentária para o vaqueiro. Um ofício que está desaparecendo, pois os mais jovens não se interessam em aprender e/ou exercer esse papel social tão importante, mesmo porque é muito difícil competir com produtos industrializados da atualidade.
Mestre Zacarias chegou em Tuntum em 1954 ao povoado Arroz, onde conheceu sua esposa Maria Teixeira da Silva, filha de Raimundo Nonato Teixeira, cuja a família foi a pioneira no povoamento daquela localidade, que inclusive, também é a responsável pela fundação do povoado Centro dos Teixeiras. Do enlace matrimonial, o casal teve 5 filhos: Neuza, Antônio, Francisco, Oneide e Neurian, responsáveis pelos seus 20 netos, 17 bisnetos. Um de seus netos mais conhecido é o jogador de futebol profissional Régis Pit Bul, com passagem por vários clubes do Norte-Nordeste e que joga atualmente, no 4 de Julho do Piauí. E no que tange a esse esporte em nossa cidade o trabalho do Mestre Zacarias assume um valor imensurável, pois eu indago: Qual o jogador de futebol tuntuense não teve uma chuteira consertada pelo Mestre Zacarias? Qual o dono de time que um dia não recorreu ao Velho Mestre (ou seu filho, Mestre Toinho) para remendar, reparar uma velha bola de futebol? Nos tempos que esses elementos indispensáveis à prática do esporte era muito difícil de comprar dada as condições materiais dos times e adeptos do futebol, era justamente esse artífice que reunia todos os esforços para os praticantes usarem seus materiais até no seu mais extremo limite.
Regis, atuando pelo Horizonte do Ceará em partida contra o Flamengo do Rio de Janeiro. Jogo da Copa do Brasil, em 2011. |
Regis Pit Bul, jogador profissional de futebol, neto do Mestre Zacarias. Na sala de musculação do São Raimundo-AM, club que defendeu em 2014. |
Aos 88 anos, em pleno gozo de suas faculdades mentais, Mestre Zacarias, realiza diariamente seu trabalho na sua oficina em sua própria residência na Rua 31 de Março, no Bairro Campo Velho, na mesma casa onde mora desde 1976. Sempre com sua velha e inseparável máquina de costura, marca Singer, a qual o acompanha há mais de 50 anos.
Homem honrado, de caráter ilibado, criou e educou seus filhos, pautado nos preceitos da moral e dos bons costumes, pois ao longo de sua vida não se registra nenhuma mácula que possa questionar esse grande cidadão. Ao contrário, Mestre Zacarias é uma referência de pai, avô, esposo, e, sobretudo, cidadão, que nos dias atuais personifica o bom exemplo, posto que embora seja um homem de origem humilde, de vida simples é dotado de uma educação refinada e um verdadeiro diplomata, gentleman, no trato para com o próximo.
Mestre Zacarias, em sua oficina e sua máquina de costura Singer. Em sua posse há mais 50 anos. Relatou-me que nunca irá se desfazer dela, pois com ela sempre sustentou sua família. |
Então, por todas as suas virtudes que o blog Ecos de Tuntum rende-lhe esta humilde homenagem, reconhecendo o grande homem, Zacarias Nogueira da Silva, como um dos ilustres CONSTRUTORES DE NOSSA HISTÓRIA. A nossa sociedade deve muito a esse artífice, logo deve valorizá-lo, demonstrando o merecido reconhecimento a este homem de notável valor, que resistiu e continua a resistir diante de toda as inovações tecnológicas. Daí reconhecermos a sua importância e seu simbolismo, carregado de sentidos, que sua persistência/resistência nos oferece.
Portanto, que se torne público o nosso reconhecimento, respeito e agradecimento ao Mestre Zacarias, pelo seu importante protagonismo nesses mais de 60 anos prestando relevante serviço à Tuntum!
MUITO OBRIGADO, MESTRE ZACARIAS!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário