Por Jean Carlos Gonçalves
Realizou-se nesta última sexta-feira, um evento cultural inédito na história do município de Tuntum-MA - O espetáculo teatral estrelado pela atriz ludovicense Júlia Martins: Maria Firmina dos Reis - "Uma voz além do tempo".
A atração é fruto de uma proposta apresentada em 11/05/2022, ao então Gestor Geral do Centro Educa Mais Estado do Maranhão, Prof° Jean Carlos Gonçalves pelo Defensor Público Dr° Tiago Santana, grande ativista cultural, especialmente, da cultura afro-brasileira. Na o ocasião o Defensor presenteou a equipe gestora e a biblioteca da Escola com o livro: Maria Firmina dos Reis e o cotidiano da escravidão no Brasil, de autoria do escritor e magistrado Agenor Gomes, bem como outros materiais sobre aquela que é considerada a primeira romancista do Brasil. Além disso, o Defensor Público propôs a realização de um evento teatral sobre a escritora maranhense em face das comemorações do bicentenário de seu nascimento em 2022, assim como da inserção do estudo sobre a vida e obra de Maria Firmina dos Reis e de outros personagens negros da história maranhense para que os estudantes possam reconhecer a importância dos povos africanos para construção econômica, social e cultural do Brasil e, assim, assegurar o cumprimento da Lei N° 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História Africana e da Cultura Afro-brasileira, no currículo escolar.
Tais proposições foram bem recebidas e imediatamente aceitas, no entanto, o agora ex-gestor geral do CEMEMA*, o Prof° Jean Carlos Gonçalves, por sua vez, propôs estender a proposta para a Secretaria de Educação de Tuntum-MA, como forma de assegurar aos estudantes das escolas da rede pública municipal a oportunidade de também realizar estudos de tal natureza e de assistir ao espetáculo teatral.
A partir disso, reuniram-se no prédio da SEMED/Tuntum-MA**, a Secretária Municipal de Educação de Tuntum-MA, a Profª Antonia Morais, o Defensor Público Dr° Thiago Santana, o então Gestor Geral do CEM Estado do Maranhão, Prof° Jean Carlos Gonçalves, o Secretário de Cultura Werbeth Rocha, para o planejamento da ação cultural, cuja data foi acordada para 19/08/2022. Desse modo, ficou definido que:
"a) À Secretaria de Educação: a inserção, no currículo escolar municipal, de elementos da cultura e história afro-brasileira, a partir da realidade maranhense, a exemplo da biografia de Maria Firmina dos Reis; a mobilização dos estudantes para o local do evento; a disponibilização de apresentação cultural para abertura do evento; o transporte, a hospedagem e a alimentação do grupo teatral; a tentativa de custeio, parcial ou integral, do cachê do grupo teatral;b) À Secretaria de Cultura: o fornecimento de palco, som e toda a estrutura necessária à realização do evento e organização da programação;c) À Defensoria Pública: o diálogo com o grupo teatral para viabilização do evento; o pagamento, parcial ou integral, do cachê do grupo teatral; a apresentação da proposta do evento ao Poder Judiciário, para parceria; contatar a Equatorial Maranhão, para solicitar apoio;d) Ao Centro Educa Mais Estado do Maranhão: a mobilização dos estudantes para o local do evento; a disponibilização de apresentação cultural para abertura do evento; a inserção, nas atividades escolares, de elementos da cultura e história afro-brasileira, a partir da realidade maranhense, a exemplo da biografia de Maria Firmina dos Reis."
Nesse ínterim, o Dr Thiago Santana propôs uma visita da atriz Júlia Martins e sua equipe ao CEM Estado do Maranhão, na manhã do mesmo dia do espetáculo para que pudessem palestrar sobre a sua trajetória e experiência com artistas e, assim, motivar os jovens estudantes, especialmente, aqueles com inclinação para as artes cênicas. Essa iniciativa foi importantíssima, pois alguns percalços surgiram na rotina da Escola durante o processo, bem com a realização de outros eventos paralelos, que inviabilizou o cumprimento integral do que fora acordado. Assim sendo, por volta das 9:00h, foram recebidos o Drº Thiago Santana que estava acompanhado da ilustre da atriz Júlia Martins, dos produtores culturais Leônidas Portella, do Renato Guterres e do escritor e historiador Iramir Araújo, adaptou "Úrsula", a obra prima de Maria Firmina dos Reis, para história em quadrinhos, que inclusive fez doação de seus livros para a biblioteca da Escola.
Apresentados pelo Defensor Público, todos os convidados fizeram uso da palavra para aproximadamente 250 estudantes. Falaram de suas trajetórias profissionais, dos desafios de se fazer arte no Maranhão, mas sobretudo, enfatizaram a Educação como instrumento para liberdade, cidadania, emancipação intelectual e ascensão social.
Ao final, a Gestão do CEMEMA, agradeceu a importante contribuição dos palestrantes para a motivação e inspiração dos jovens estudantes.
O Espetáculo Mara Firmina dos Reis: "Uma voz além do tempo".
Às 19:45h, no Espaço Cultural Valdir Boré, centro da cidade, contou com um público considerável e cheio de expectativas, posto que a grande maioria nunca tinha assistido a uma peça teatral.
A atriz realizou o monólogo sobre a vida e obra de Maria Firmina dos Reis, sob a direção de Leônidas Portella e iluminação de Renato Guterres, e apoio de uma equipe de profissionais da Secretaria de Cultura do município.
A peça aborda sobre a trajetória dos povos africanos escravizados, o sofrimento durante a travessia do Atlântico nos navios tumbeiros, a violência a que eram submetidos os escravizados, o racismo, a discriminação de gênero, própria da sociedade escravista e patriarcal. Com uma performance eloquente e vibrante, Júlia Martins protagonizou um verdadeiro espetáculo, assistido atentamente pelo público. A atriz, na medida em que abordava sobre o contexto histórico e a trajetória de vida de Maria Firmina dos Reis, intercalava, relatando sua própria história de vida, a sua experiência como mulher preta, de periferia de São Luís-MA, além de interagir com a plateia, questionando, convidando para repetissem frases de ordem, de repúdio ao racismo e a desigualdade, ao passo que exaltava a liberdade, a igualdade e a Educação como instrumento de aperfeiçoamento humano. Com menos de 1h de duração, a atriz Júlia Martins despertou profunda admiração do público e foi fervorosamente aplaudida.
Em seguida o historiador e escritor Iramir Araújo foi convidado a fazer uso da palavra e tratar de seu trabalho que resultou na adaptação de "Úrsula", obra prima de Maria Firmina dos Reis, para história em quadrinhos. Ao final, o autor também presenteou a SEMED com exemplares de seus trabalhos para que se possa incentivar a leitura e despertar o interesse dos estudantes pela História do Maranhão.
No encerramento da noite cultural, o Defensor Público Drº Thiago Santana proferiu um discurso de agradecimento a todos os parceiros e colaboradores que contribuíram para a ação. Ele que foi o grande idealizador/articulador para a efetivação da proposta cultural. Na oportunidade, também reafirmou publicamente o seu compromisso para com a sociedade tuntuense.
O Defensor Público Thiago Santana, agradecendo as parcerias e aos colaboradores que contribuíram para a realização do evento cultural. |
Também fizeram discurso de agradecimento o Sec. de Cultura Werbeth Rocha e a Secretária de Educação Antonia Morais. Ambos destacaram o apoio incondicional do prefeito Fernando Pessoa que não tem medido esforços em apoiar ações culturais, com vistas , em garantir o acesso da produção cultural ao povo de Tuntum, especialmente, aos estudantes.
O Secretário de Cultura, Werbeth Rocha ao lado da Secretária de Educação Antonia Morais. |
Parabéns a todos que contribuíram para esse grande e valoroso evento cultural.
*Centro Educa Mais Estado do Maranhão.
**Secretaria Municipal de Educação de Tuntum-MA.
No dia 12/05/2022. o Dº Thiago Santana entrega o livro de Jarid Arraes, intitulado Heroínas Negras Brasileira, que reúne 15 cordéis sobre mulheres negras, inclusive Maria Firmina dos Reis. |
O escritor Iramir Araújo faz doação de seus livros para a biblioteca do CEMEMA. |
As professoras e técnicas da SEMED/Tuntum-MA, Karina Scuteri e Valéria Pinheiro Vaz fizeram a apresentação do evento no Espaço Cultural Valdir Boré. |
Equipe Técnica da SEMED/Tuntum-MA |
Profº Jardeilson Andrade realiza tertúlia sobre "ÚRSULA", a obra prima de Maria Firmina dos Reis, na turma 301 do CEMEMA. |
Jovens protagonistas do Clube de Teatro entregam carta de agradecimento para a atriz Júlia Martins. |
Prof° Huiratonio da Silva e a atriz Júlia Martins. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário