Pesquisar este blog

sábado, 12 de setembro de 2015

A EMANCIPAÇÃO DE TUNTUM

Antiga Prefeitura Municipal de Tuntum

      A proposta de emancipação de Tuntum, partiu da iniciativa pessoal do Srº Ariston Arruda Léda, que era residente em Tuntum e havia sido prefeito de Presidente Dutra (1948-1951).

     Os anos 1950 foram muito turbulentos na política em todas as esferas de poder, federal, estadual e municipal. Devido ao panorama de instabilidade e tensão, se assiste, em Presidente Dutra, uma ferrenha disputa pelo poder local entre as famílias Gomes Gouveia e Sereno.



     Diante da instabilidade local, Ariston Leda que após o término de mandato de prefeito ocuparia a Presidência da Câmara Municipal, passa a articular na época com o seu sobrinho, o Deputado Estadual Eurico Ribeiro, o plano de separação de Tuntum do município de Presidente Dutra.



    Ex-Promotor de Justiça em Comarcas do interior do Estado, o jovem Eurico Ribeiro, era muito influente. Ambicioso politicamente, o deputado via na proposta de emancipação uma excelente oportunidade de controlar o eleitorado do futuro município.


     Assim, em 1º de setembro de 1955, o projeto de lei fora aprovado na Assembleia Estadual, sendo a Lei Nº 1362/55 sancionada e publicada pelo então governador do Maranhão, Eugênio Barros, em 12 de setembro do mesmo mês, data escolhida para o aniversário da cidade. 

     Entretanto, a instalação do município somente ocorreria em 27 de dezembro do mesmo ano, ocasião em que o Governador, nomeou por decreto, o Srº Isaac da Silva Ribeiro para o cargo de prefeito do município recém criado. 

     Com eleições previstas para 03 de outubro de 1958, Isaac Ribeiro permaneceria no cargo até 31 de janeiro de 1959, quando da posse do futuro eleito.
     Sem poder legislativo local e governando o município por meio de decretos, o Prefeito Isaac Ribeiro, permaneceu até 31/01/1959. O mesmo adotou as primeiras medidas no sentido de dar a cidade um aspecto de sede administrativa do município.
Rua Frederico Coelho

Rua Senador Archer

       Logo, nomeou os primeiros funcionários, e articulou a instalação de instituições públicas. Criou, ainda, as primeiras escolas primárias e agências arrecadadoras, além de nomear ruas e logradouros da cidade, com nomes de importantes personagens de nossa história. 
Escola Reunida Isaac Martins

      A partir daí, os mandatos que se seguiram, resultaram da expressão da maioria do povo, em campanhas eleitorais nem sempre tranquilas. Contudo, Tuntum com sua emancipação em 1955, passa a escrever de forma autônoma sua própria história.
Casa Comercial, Armazém de tecidos de propriedade do Sr. Gerardo Uruçu

Nenhum comentário: