Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

CONHECER PARA INTERVIR NA REALIDADE SOCIAL!


Foi com esse lema do título acima, que os estudantes das turmas de 3º Ano de ensino médio do Centro de Ensino Estado do Maranhão, o Bandeirante de Tuntum, se digiram à Câmara Municipal de Tuntum, para uma aula diferenciada.





Sob a orientação do Profº Jean Carlos Gonçalves, que ministra aulas de História e Filosofia, os alunos compareceram a sessão plenária que tinha na pauta a votação do  projeto de lei que prever a autorização para a Prefeitura contratar uma instituição para promover o tão aguardado concurso público municipal.

Além de buscar informações acerca dos assuntos em pauta e assistir aos debates entre os representantes do vereadores situacionistas e oposicionistas, os estudantes tiveram uma conversa informal com o Presidente da Casa, Nelson do Nanxi, e com os líderes dos blocos governista e oposicionista, Marcos Cunha e Jeová Soares, respectivamente.





Com o Presidente a conversa foi motivada devido aos problemas de acessibilidade identificados no prédio do Legislativo municipal. 
A atual gestão da Casa construiu recentemente uma rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e idosos. Entretanto, está totalmente fora dos padrões exigidos, visto que é bastante inclinada, não possui corre-mão e não garante acesso a algumas dependências da área externa do prédio.



Após ser questionado pelo aluno Raimundo Francisco do 3º Ano A, que é cadeirante, o vereador e Presidente Nelson do Nanxi, se comprometeu imediatamente em providenciar as devidas adequações, e garantiu que em até 30 dias o problema estará solucionado.

O ápice da visita se deu quando da entrevista com os líderes do governo e da oposição, momento no qual a estudante Alice Alves (3ºB) e Douglas Aquino (3ºA), fizeram indagações sobre o concurso público, no tocante a quantidade bem abaixo do esperado (298 vagas), visto que a demanda cinco vezes maior. Além disso, os alunos pediram esclarecimentos sobre políticas publicas que favoreçam o respeito e dignidade de jovens, mulheres e idosos.
Um momento marcante, de exercício cidadania, bastante elogiado por todos os presentes, especialmente pelos vereadores Idaspe, Josivan Bílio, Jeová Soares, Elias Brasil, Ivaldo Bílio, Manoel Paca e Marcos Cunha, que se pronunciaram na tribuna.






Desse modo, a proposta pedagógica apresentada pelo Profº Jean Carlos, foi devidamente executada pelos educandos, que passaram a entender o sistema de funcionamento do Legislativo municipal; conhecer a dependências internas da Prédio; registrar e documentar através de fotografias e vídeos/entrevistas a atividade; puderam, ainda, analisar e avaliar o nível de comprometimento de cada vereador; comparar os discursos dos edis, a partir daí;  elaborar suas conclusões no tocante ao posicionamento da ala governista e oposicionista, em relação a projetos de interesse público. 


Além disso, tiveram a oportunidade de exigir empenho dos vereadores no tocante a efetivação de políticas públicas que favoreçam a sociedade em geral. 



Nenhum comentário: