Por Jean Carlos Gonçalves
No limiar da aurora do agosto de 1935, a gosto de Deus PAI, chegaria a este mundo uma criança, cuja trajetória de lutas, sacrifícios e conquistas, o centro-sul maranhense testemunharia.
Regada às bênçãos do Senhor, sua passagem entre nós seria vida grandiosa, uma verdadeira providência, para aqueles que dele dependeram e para os que o conheceu.
Nascido em 04 de agosto de 1935, em Angico, localidade do município de Passagem Franca-MA, Domingos era o quinto dentre os onze filhos do casal Francisco Soares Pessoa e Ana Soares da Costa.
Forjado desde cedo pelos os ensinamentos do pai no labor diário, em cada palmo de terra cultivado, em cada novilho campeado na Chapada e no Cerrado do Sertão passagense – O menino se fez homem!
Domingos Pessoa, incorporou a figura do típico sertanejo. Homem de coragem, de disposição, no que concerne, a defesa e bem-estar de seus familiares, especialmente, da esposa e dos filhos. Família esta, gestada no enlace matrimonial com Luísa Rodrigues Pessoa. Uma vivência feliz de mais 60 anos, com quem teve oito filhos, dos quais sete vivos, além de, vinte e dois netos e quinze bisnetos.
Um HOMEM que personificou a coragem, a vontade de vencer, de viver. Desejo, sentimentos e ações orientados pelos valores de honestidade, humildade, simplicidade, serenidade, espírito ordeiro, espírito de paz.
Sim, o pacifismo talvez seja o traço que melhor sintetiza a sua personalidade, pois o modo de encarar aos problemas e desventuras que enfrentou durante sua existência, sempre foram orientadas por muita temperança e paz.
Aliás, em nossas vidas, as dificuldades, os dilemas são constantes. Todavia a esperança, a fé inspira nossas ações. E conhecendo um pouco a história do Srº Domingos Pessoa, é inevitável lembrar de uma passagem bíblica, do livro de Gêneses, “Ora disse o Senhor a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de te farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção”. (Gêneses, Cap. 12, v.1-2)
Guardada as devidas proporções, acreditamos piamente que Domingos Pessoa, a exemplo do Patriarca Abraão, também atendeu a um chamado divino, quando frente às dificuldades vivenciadas no Sertão de Passagem Franca, resolve partir para estas paragens, que os antigos denominaram: Mata do Japão, “A terra prometida”. Região de chuvas regulares e terras férteis. Elementos essências estes, que unido ao sonho da posse de um pedaço terra para nela plantar e prover o seu lar, motivaram Domingos em sua jornada para cá.
Chegando inicialmente em 1966, no povoado Generosa, município de Joselândia-MA, onde exercer seu ofício de lavrador. Muito afeito e afeto ao trabalho, Domingos Pessoa tornou-se proprietário de terras, pecuarista, e posteriormente, fez empreendimentos, nos municípios de Barra do Corda e Tuntum.
Em 1981, transfere domicílio para a cidade de Tuntum, na qual se destacou no ramo de beneficiamento de arroz, sendo proprietário de uma grande usina beneficiadora, quando Tuntum era destaque na produção agrícola, inclusive exportando para outros estados.
Aqui, juntamente com sua família conquistou o respeito do povo tuntuense, facilmente percebido pela reputação que o sobrenome PESSOA carrega e representa nesta cidade.
Os seus filhos, trilharam caminhos semelhantes ao do pai. Quer no espírito trabalhador, empreendedor, quer no exercício das virtudes atribuídas ao RESPEITÁVEL PATRIARCA.
Assim, sob ou auspícios da misericórdia e das bênçãos de Deus, que lhe concedeu a graça de seu caráter, Domingos Pessoa, formou honrada e abençoada descendência.
E nesse momento de tristeza e consternação pela sua partida, convido a todos: D Luisa, aos filhos: Antônio Luís, João Luís, Miguel, Nilson, Luzinete, Reginaldo, Irisneide, familiares, parentes, amigos, irmãos presentes...Que miremos no exemplo de Esposo, Pai, Avô, Irmão, Cidadão e Ser Humano, que Domingos Sores Pessoa assumiu em sua vida terrena.
Guardemos o seu legado, como forma regozijo, bálsamo, refrigério para amenizar a dor da separação. Na certeza de que Deus Pai, o abraçou no plano celeste.
O nosso tributo a este grande e honrado PATRIARCA: Domingos Soares Pessoa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário