Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

MARANHÃO GEOPOLÍTICO - Breves noções ...

Localizado na parte mais oeste da região Nordeste, o Maranhão é considerado uma transição entre essa região do semiárido nordestino e a Amazônia. Por isso, na divisão segundo critérios físicos, o Maranhão está inserido na sub-região nordestina denominada Meio-Norte, parte territorial também conhecida como Nordeste Ocidental.

Segundo Eloy Coelho Neto, o Maranhão é um: 

“... quadro misto, composto de florestas, campos baixos, cerrados, chapadões, alagadiços e tesos, várzeas e brejais, sempre os palmeiras, do que se pode dizer um tapete na mira do homem, com o desafio constante para que o habite e o faça produzir mais”. (COELHO NETO, 1985 p. 25).
Assim, podemos perceber claramente que o estado possui uma paisagem natural bastante diversificada, devido a sua considerável extensão territorial e pela própria localização geográfica acima destacada. Logo, podemos afirmar que o Maranhão é indiscutivelmente um estado privilegiado por apresentar em seu vasto território uma variedade de relevo, clima, vegetação, hidrografia, e, por conseguinte, grandes contrastes regionais.

Enquanto que os demais estados da região Nordeste historicamente sofrem com o flagelo da seca, fato este que obrigou levas e levas de nordestinos desde o início do século XIX a migrarem para outras regiões do país em busca de melhores condições de vida, o Maranhão tem em sua história o "status" de ter sido um dos estados que mais recebeu retirantes dos demais estados que integram a região, principalmente, devido a suas boas condições naturais (solos férteis, regularidade do índice pluviométrico, etc.), fatores importantíssimos para a ocupação e povoamento de grande parte de seu território, principalmente as porções leste, sul e central. Por outro lado, apesar de todo o potencial apresentado, o Maranhão é na atualidade um dos estados da federação que apresenta os piores indicadores sociais, necessitando de iniciativas políticas que viabilizem geração de renda para as camadas populares, como forma de reduzir, os muitos problemas enfrentados por seu povo.

Então, devido a todas essas características apresentadas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, órgão do Governo Federal responsável pelos estudos e levantamentos de dados sobre o espaço geográfico brasileiro e de sua população, dividiu o Maranhão em cinco grandes mesorregiões, com forme o mapa 1.


Fonte: Wikipédia



























  1. Centro Maranhense
  2. Leste Maranhense
  3. Norte Maranhense
  4. Oeste Maranhense
  5. Sul Maranhense

           Essas mesorregiões subdividem-se em 21 microrregiões, sendo que as mesorregiões Norte e Leste são as que mais possuem microrregiões, seis cada. As demais integram três. Vejamos:





MESORREGIÃO NORTE:
16 - Baixada Ocidental
1 - Microrregião de Aglom. Urb. de São Luís
3 - Microrregião Baixada Maranhense
21 - Microrregião de Rosário
14 - Microrregião de Itapecuru
15 - Microrregião de Lençóis Maranhenses

MESORREGIÃO OESTE
12 - Microrregião Gurupi
18 - Microrregião Pindaré
13 - Microrregião Imperatriz

MESORREGIÃO CENTRO-MARANHENSE
2 - Microrregião Alto Mearim e Grajaú
17 - Microrregião Médio Mearim
20 - Microrregião de Presidente Dutra

MESORREGIÃO LESTE MARANHENSE
6 - Microrregião Alto do do Parnaíba e Itapecuru
5 - Microrregião de Caxias
10 - Microrregião de Coelho Neto
9 - Microrregião de Codó
8 - Microrregião de Chapadinha 
4 - Microrregião do Baixo Parnaíba

MESORREGIÃO SUL
19 - Microrregião de Porto Franco
11 - Microrregião Gerais de Balsas
7 - Microrregião da Chapada das Mangabeiras


Nenhum comentário: