Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

A DESCOBERTA DO POETA EZEQUIEL, "O PATATIVA DE TUNTUM"

Por Jean Carlos Gonçalves.

Aos poucos, surgem os efeitos positivos das postagens do ECOS DE TUNTUM, que em sua iniciativa de resgatar a história e  a cultura de nosso povo tem obtido frutíferos e surpreendentes resultados, pois muito temos desvendado e realizado a descoberta de grandes talentos. 

Um grande exemplo é a proeza da Professora Márcia Araújo, residente no povoado Creoli do Bina. Professora de Matemática, mas bastante inclinada para as questões humanísticas, é dotada de uma singular sensibilidade para com os elementos da cultura local e a gente de sua comunidade, tem desenvolvido um importante trabalho de valorização da cultura daquele grande povoado, e, desse, modo nos revelou talvez o seu maior achado: O POETA EZEQUIEL! A quem damos o codinome de O PATATIVA DE TUNTUM.
Profª Márcia e o Poeta Ezequiel.
Trata-se de um senhor de terceira idade, que reside no povoado desde 1969. Natural do município de Luís Gomes-RN, Ezequiel Alves de Morais, nascido em 10 de abril de 1942, nunca sentou num banco escolar. Aprendeu a ler em livretos de cordel, sendo, portanto, muito influenciado pelos poetas cordelistas, repentistas e cantadores de seu estado natal, onde a poesia de cordel é uma de suas maiores manifestações culturais.

Ezequiel Alves de Morais, o Patativa de Tuntum
Hoje, aos 75 anos e viúvo desde 2004, o Sr Ezequiel, além de poeta é um exímio artesão fabricante de arreios e passa a maior parte do seu dia-a-dia em sua pequena oficina ao fundo do quintal de sua casa, o que passa uma ideia inicial que é mais um modesto sertanejo levando modestamente sua vida no interior de Tuntum. 

O que muitos não sabem é que o Sr Ezequiel é dotado de um dom extraordinário de dizer com graça, destreza oral e muita beleza, as coisas da vida, da natureza. Isso mesmo! Ezequiel é autor de poesias que nos deixa maravilhados, especialmente, porque se trata de um homem que nunca sentou em bancos escolares e mal sabe escrever o próprio nome, mas foi no labor das dificuldades da vida desenvolveu a impressionante capacidade de compor e com um linguajar apuradíssimo.

O Poeta Ezequiel tem uma grande admiração e respeito pela professora Márcia, pois a admira por valorizar sua obra e render-lhe atenção. Além disso, a empatia e a amizade entre os dois aumenta cada vez mais, especialmente, porque a Profª Márcia assumiu a importante tarefa de documentar a vasta obra do Poeta, o qual até ontem vivia no anonimato e que agora apresentamos...

Vídeo 1- Explicação do poema Chuva


Vídeo 2 - Recitação do poema Chuva

Vídeo 3 - Recitação do poema Meu Bem 

Convertido, ao evangelho há sete anos, o Poeta Ezequiel, aborda em suas composições poéticas as temáticas da fé, da natureza, dos dramas existenciais, tragédias, heroísmos, dentre outras.

Na última quinta-feira, o administrador do Ecos de Tuntum, o Profº Jean Carlos Gonçalves, acompanhado da Profª Márcia Araújo, estiveram na residência do Poeta Ezequiel, que gentilmente nos recebeu com toda cordialidade e hospitalidade, próprias de um homem dotado de sabedoria e polidez no trato refinado conferido a nós, deixando-nos ainda mais maravilhados com o artista e o homem, que nos despertou um intenso sentimento de gratidão.
Profº Jean Carlos, adminitrador do Ecos de Tuntum, ladeado do Poeta Ezequiel
Agredecemos enormente também a Profª Márcia pela aguçada sensibilidade e competência, comprovada pela descoberta e valorização da obra do Sr Ezequiel, um verdadeiro gentleman que não precisou da academia para desenvolver as virtudes e o dom magistral de encantar a todos com sua poesia.

Desse modo, atingimos um enorme estado de satisfação diante da boa aceitação do conteúdo do Ecos de Tuntum e a, consequente, adesão de um considerável número pessoas dispostas a promover a cultura  do município.

Nenhum comentário: