Pesquisar este blog

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Sarau no Creoli e a Poetisa Vilani

Por Jean Carlos Gonçalves.
Poetisa Vilani, Profº Jean Carlos, Poeta Ezequiel, o Patativa de Tuntum
Dizem que as melhores coisas da vida são aquelas que você não planeja.
Não não sei, a até certo ponto, eu concordo com essa sentença. Mas faço uma constatação óbvia: alguns acontecimentos que espontaneamente ocorrem são muito mais agradáveis. E um deles inesperadamente ocorreu comigo esta última quinta-feira.

Logo que saí da residência do Poeta Ezequiel, o nosso Patativa de Tuntum, a Profª Márcia Araújo, a nossa embaixadora no Creoli do Bina, conduziu-me à casa ao lado e apresentou-me a Srª Maria Vilani Soares Costa, 66 anos, irmã do escritor e poeta Assis Soares, ambos cearenses, mas que chegaram ainda crianças no município, no de 1958. 

Na oportunidade a Srª Maria Vilani, falou-me da vida e obra de seu irmão Assis Soares, que por sua vez, integra a Academia Cordense de Letras. Após breve momento na sala de visitas de Maria Vilani, sentamos à porta, um costume característico de nossa gente.

Daí, começamos agradabilíssima conversa. De repente chega o Poeta Ezequiel, que começou declamar suas poesias, inéditas para nós, que intercalamos com diálogos comentários, além da leitura e recitação de poesias de Assis Soares, pois Maria Vilane empunha va um livro de seu irmão.

Entre uma e outra não resisti recitei uma poesia de minha autoria, que foi gentilmente bem recebida por meu interlocutores. Entretanto, o ápice, o mais surpreendente ocorrera quando Maria Vilani indagou: 

"- Eu posso dizer uma minha Professor?"
Com sorriso estampado no rosto, risonho, respondi: 
"- Por favor! Sem censura Dona Vilani. 
Antes gargalhadas tomaram conta de nosso aprazível cenário. E nossa poetisa declamou:

A OBRA DO CRIADOR!
O dia vem raiando
Vou rezar minha oração
Igreja florada, 
E o sino 
E o vilão
Para que você me nega
As luz do seu olhar
O sol nasceu para todos
Também quero aproveitar
Deus quando formou o mundo
Fez o sol 
E fez a lua
Fez o homem e a mulher
Fez dois amores no seguro
Seja o sol 
E seja lua
E seja lá o que DEUS quiser!

(Maria Vilani Soares Costa)

É como eu sempre digo: "Poesia puxa poesia... e poetas!
Sarau no Creoli

A poetisa Maria Vilani Soares Costa, nasceu, em 18 de fevereiro de 1951, no município de Iguatu-CE. Ainda criança, chegou ao município de Tuntum em 1958, na localidade São Bentinho, próximo ao grande povoado Creoli do Bina. Casou-se em 1969, com José Rosendo Costa e passou a morar no Bruto, fazenda de propriedade de seu sogro, Rosendo Bernardo da Costa (atual fazendo do Zezinho irmão do falecido Zé Almir. Após 25 anos fixou residência no Creoli do Bina, onde reside até a presente. Da união com José Rosendo, teve 7 filhos. 



Observe a imagem de anjos. A temática religiosa é recorrente na arte de Vilani

Crochê, outra paixão da poetisa Vilani
Viúva desde 2001, a artesã e poetisa leva vida modesta, mas exercitando sempre as boas virtudes, próprias das grandes mulheres construtoras da história do município de Tuntum.

Após outras recitações, o tempo aceleradamente implacável fez o sol declinar e tive que despedir dos novos amigos. Aos sorrisos e abraços, uma certeza: O inevitável retorno.

Um comentário:

Anônimo disse...

A OBRA DO CRIADOR, assemelha-se muito a um samba de NOEL ROSA, intitulado: O SOL NASCEU PRA TODOS, porém, com algumas modificações.